Rio faz a primeira cirurgia ocular 3D pelo SUS no estado

O Município do Rio realizou nesta terça-feira, dia 13, a primeira cirurgia de retina em 3D do estado em unidade pública de saúde. O procedimento, chamado de vitrectomia, foi realizado no Centro Carioca do Olho (CCO). Indicada como tratamento de problemas de retina e do vítreo (substância entre a retina e o cristalino), a vitrectomia com aparelho 3D é rápida e indolor, podendo ser utilizada inclusive para operar pacientes com diabetes e descolamento de retina.

A vitrectomia pode ser realizada com anestesia local ou geral. É indicada para qualquer tipo de doença ou problema ligado à retina, como descolamento de retina, retinopatia diabética, membrana epirretiniana, opacidades vítreas, hemorragia vítrea, buraco macular e traumatismos oculares.

Inaugurado em 6 de fevereiro de 2023, o Centro Carioca do Olho já é o maior prestador de serviço de oftalmologia do SUS em todo o Brasil. Cerca de 80% das consultas e procedimentos da especialidade no serviço público na cidade são realizados na unidade. Até 31 de maio foram mais de 98 mil consultas e exames, com destaque para a consulta para tratamento de glaucoma, que em janeiro de 2021 tinha uma espera de até dois anos e, agora, a fila está zerada. No período também foram dispensados 7,7 mil óculos para os pacientes na ótica da unidade.

O Centro Carioca do Olho integra o Super Centro Carioca de Saúde, localizado em Benfica, que recebe pacientes das 237 clínicas da família e centros municipais de saúde de toda a cidade, encaminhados exclusivamente pelo SISREG, de forma integrada, eficiente e sem burocracia, com data e hora marcadas. O CCO conta com equipamentos de grande precisão e tem capacidade para realizar consultas, exames, tratamentos ou cirurgias, como catarata, córnea, estrabismo, glaucoma, retina, oftalmopediatria.

O CCO está ainda se habilitando e preparando a operacionalização para que, ao longo de 2023, possa começar a realizar transplantes de córneas.

Foto: Erbs Jr/SMS-Rio