Super Centro: Reurbanização transforma a região e traz mais segurança

A chegada do Super Centro de Saúde Carioca transformou Benfica, região com cerca de 19 mil habitantes (Censo 2010 – IBGE), localizada na Região Administrativa de São Cristóvão, que ocupa o 23º lugar no ranking do Índice de Progresso Social (IPS) 2020 do Instituto Pereira Passos. A Prefeitura reurbanizou o entorno com melhorias da estação de trem e do metrô de Triagem até as três entradas do centro médico. São obras que incluem a ampliação de calçadas, criação de pontos seguros de travessia e uma ciclovia, além da recuperação da pavimentação das ruas da região.

Para melhorar o acesso dos pedestres, por exemplo, a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano redesenhou calçadas e travessias. No caminho até as estações, as esquinas das vias da região tiveram as calçadas ampliadas para diminuir a faixa de rolamento e reduzir a velocidade na área. Já a Secretaria de Conservação recuperou 4,5 mil m² de calçadas, além de ter levado o programa Asfalto Liso à rua Senador Bernardo. A iluminação foi modernizada pela Rioluz, por meio do programa Luz Maravilha, com a instalação de 126 novas luminárias de LED. O entorno também ganhou novos semáforos e a ciclovia, que liga o Super Centro de Saúde às estações, tem 994,75 m² de faixas de pedestres e 738,8 m² de ciclofaixas, instaladas pela CET-Rio. Com foco na segurança, foram realizadas ações de ordenamento urbano e acolhimento.