Dia Mundial da Saúde Bucal: Rio registra avanços na assistência

O serviço de saúde bucal da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS) registrou grandes avanços nos últimos meses, celebrando neste Dia Mundial da Saúde Bucal (20/3) a redução do tempo de espera para atendimentos odontológicos do Sistema de Regulação (Sisreg). Com a inauguração, há seis meses, do Centro Carioca de Especialidades (CCE), um dos blocos do Super Centro Carioca de Saúde, foram realizados 5,4 mil atendimentos em especialidades odontológicas como endodontia, estomatologia, disfunção têmporo-mandibular, periodontia e cirurgia oral menor.

Entre as filas com maior redução estão a do serviço de endodontia, que registrava 4.648 pessoas em setembro de 2022 e reduziu para 2.036 em março de 2023; a de cirurgias orais menores, que chegou a 4.725 solicitações em maio de 2021, caindo para 847 em março de 2023; e a de radiografias odontológicas, que tinha 7.838 pedidos em espera em setembro de 2022, passando em março deste ano para 440.

“A saúde bucal é crucial na manutenção da saúde integral e na qualidade de vida do cidadão. Eu, como cirurgião dentista, me sinto muito feliz por estarmos proporcionando esse avanço na oferta de serviços de odontologia para a população carioca. Estamos reduzindo as filas do Sisreg não só para as especialidades médicas, mas também para as odontológicas”, diz o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Prado.

Com o aumento do investimento no serviço e compromisso com todas as regiões da cidade, a SMS comprou mais de 280 equipamentos para renovação das salas de saúde bucal nas clínicas da família, nos centros municipais de saúde, nos centros de especialidades odontológicas, UPAs e hospitais gerais, iniciando também a oferta de próteses dentárias nas unidades de Atenção Primária.

A principal porta de entrada para a rede de cuidados em saúde bucal são as unidades de Atenção Primária, que aumentou o número de equipes de 352, no final de 2020, para 452, em 2023. As equipes são formadas por dentistas, técnicos e auxiliares de saúde bucal. Para saber qual unidade de Atenção Primária mais próxima de sua residência, basta consultar o Onde ser Atendido, disponível em: prefeitura.rio/ondeseratendido.

No Centro Carioca de Especialidades, uma das inovações da odontologia é o uso de óxido nitroso em consultas e procedimentos em que é necessária sedação. Esse gás é uma alternativa para reduzir o “medo de dentista” que alguns pacientes têm, principalmente crianças e pessoas com necessidades especiais, pois reduz a ansiedade durante os procedimentos. O CCE dispõe de consultórios modernos e equipamentos de ponta, radiografia digital, bomba a vácuo, bisturi digital, ultrassom e muitos outros equipamentos.

Além do acesso ao serviço, é importante ressaltar que uma boa higiene bucal diminui o risco de desenvolvimento de problemas bucais e dentários. As doenças da boca têm relação direta com os hábitos do dia a dia, como a má alimentação, o fumo e o consumo de álcool.

Foto Destaque: Erbs Jr./Prefeitura do Rio